Departamento Pessoal

Departamento Pessoal

Gestão de Departamento Pessoal para Pessoas Físicas e Jurídicas

Serviços Avulsos ou Rotineiros

Rotinas dos Apps Governamentais (E-social, DCTFWeb, RAIS, SEFIP)

Levantamento de informações para tomada de Decisão, como custo de pessoal, provisões e muito mais

O Departamento Pessoal das empresas é um setor que sempre acompanhou a evolução da Gestão de Pessoas no mundo do trabalho, um componente fundamental para o sucesso das organizações em diversos aspectos.

Um olhar mais estratégico sobre este setor vai resultar em benefícios tangíveis para o negócio. Você vai perceber que os resultados positivos vão além da burocracia trabalhista e geram ganhos para todas as estruturas da sua empresa.

A coerência e assertividade nas rotinas de DP vêm se tornando cada vez mais um fator decisivo para qualquer negócio. As constantes mudanças impostas pelo avanço da tecnologia sobre nossas vidas e sobre a operação das empresas impõem um novo ritmo e um novo olhar, mais apurado, sobre o Departamento Pessoal.

O que é o Departamento Pessoal?

O Departamento Pessoal é o setor da empresa responsável por fazer o gerenciamento de todas as obrigações trabalhistas que a empresa tem na relação com seus funcionários. Portanto, é o DP que lida com a documentação e realiza as funções burocráticas que estão por trás das admissões, manutenção e desligamentos de empregados.

O DP é um setor técnico e operacional que executa as rotinas relacionadas ao pagamento de funcionários, gerenciamento de benefícios, registros de ponto, horas extras, férias, atestados e afastamentos. Além disso, o Departamento Pessoal é a interface da empresa na relação com o Ministério do Trabalho e os sindicatos.

A divisão do DP em áreas pode variar de acordo com o porte da empresa. De maneira geral, a estrutura mais comum de setores que estamos preparados para atende-lo e dar todo o suporte é:

Admissão

O setor de Admissão é o responsável por efetivar a contratação de profissionais. Ou seja, depois que os novos colaboradores foram aprovados nos processos de Recrutamento e Seleção da empresa, este setor do DP vai assumir a tarefa de solicitar, reunir e arquivar todos os documentos e exames necessários à contratação.

É o setor de Admissão, no Departamento Pessoal, que vai formalizar o contrato de trabalho e assinar a Carteira de Trabalho do novo colaborador. Somente após esta etapa, o novo funcionário está “liberado” para prosseguir para os processos de integração ao quadro de funcionários da Empresa.

Funções relacionadas:

· Documentação dos profissionais

· Controle de exames admissionais

· Alinhamento e assinatura de contrato de trabalho

· Retenção e assinatura da Carteira de Trabalho

Compensação

Assim que o colaborador inicia as suas atividades na empresa, a “frequência” passa a ser monitorada e as horas de trabalho começam a ser contabilizadas. Desta forma, o setor de Compensação inicia a sua atividade.

Manter as rotinas de Folha de Pagamento e benefícios dos colaboradores, gerenciar os pedidos de afastamentos, atestados, férias e as obrigações legais da empresa junto aos órgãos sindicais e federais estão no escopo da Compensação.

A espinha dorsal deste setor é a Folha de Pagamento. O gerenciamento da folha é uma atividade focal que demanda um trabalho meticuloso na execução e acompanhamento das rotinas. É fundamental garantir que todos os direitos estão sendo preservados e que os pagamentos estão sendo realizados com pontualidade, conforme estabelecido em contrato e de acordo com o sistema de leis vigente.

Atividades relacionadas:

· Controle de frequência

· Gerenciamento de benefícios e encargos

· Rotinas de Folha de pagamento

· Gerenciamento de licenças e férias

Demissões e Desligamentos

Quando é necessário interromper a relação do colaborador com a empresa, por demissão ou aposentadoria, o setor de Demissões e Desligamentos é o responsável por conduzir a documentação do processo e efetuar o desligamento.

Assim, o DP vai providenciar o agendamento de exames médicos demissionais, calcular o acerto trabalhista, acompanhar a validação deste acerto junto ao sindicato da categoria, realizar o pagamento e encerrar o contrato de trabalho. Em alguns casos, o setor de Demissões também vai gerir a extensão de benefícios após os desligamentos.

De maneira semelhante, os mesmos princípios se aplicam aos desligamentos por aposentadoria. Aqui, é importante salientar que a aposentadoria é uma etapa importante da jornada do colaborar na empresa é necessita de um plano bem elaborado.

Como você pôde perceber até aqui, as atividades de Departamento Pessoal estão diretamente ligadas à relação entre o colaborador e a empresa durante todo o tempo da parceria. Sendo assim, fica claro que ter um DP conduzido de forma estratégica é determinante para que os colaboradores tenham uma experiência positiva.

Atividades relacionadas:

· Cálculo da rescisão, férias e demais benefícios

· Extensão de benefícios

· Controle de exames demissionais

· Encerramento do contrato de trabalho

· Cálculo de aposentadoria

A importância do Departamento Pessoal para sua empresa

A seguir, vamos listar uma série de benefícios diretos e indiretos que estão atrelados à gestão precisa das rotinas de Departamento Pessoal. Estamos vivendo um momento de profundas transformações no mundo do trabalho e a eficiência operacional do DP pode representar a fronteira entre o sucesso e o fracasso de um negócio.

Departamento Pessoal e Eficiência Financeira

A Folha de Pagamento é um dos investimentos mais importantes da empresa. Além de significar uma fatia importante de recurso financeiro, incidem sobre a folha diversos impostos e regras trabalhistas que podem tornar este investimento oneroso e inviabilizar o negócio.

Ao garantir a saúde das rotinas financeiras atreladas à Folha de Pagamento, a empresa economiza recursos preciosos, interrompe custos desnecessários e fica protegida de futuras ações trabalhistas.

Departamento Pessoal e Segurança Jurídica

A legislação trabalhista no Brasil é relativamente nova e reconhecida pela sua modernidade. Apesar de a CLT ser um instrumento rígido de controle entre as relações de trabalho entre empregador e empregado, está sujeito a mudanças provocadas por circunstâncias externas.

Um exemplo que ilustra bem essas mudanças é a regulamentação do trabalho remoto e os impactos causados pela pandemia. Foram editadas medidas provisórias que afetaram diretamente as relações de trabalho.

As medidas impostas pela crise sanitária provocaram a emergência do trabalho remoto mudanças na jornada, afastamentos por doença, concessão de férias adiantadas. Algumas dessas medidas foram incorporadas à CLT.

Nosso DP estratégico está atento a todas as mudanças e promove os ajustes necessários para garantir que a empresa continue em dia com as suas obrigações trabalhistas. Não cumprir com essas obrigações significa que a empresa passa a correr o risco de ter que arcar com custos com passivos trabalhistas.

Departamento Pessoal e Marca Empregadora

O desafio de encontrar profissionais qualificados no mercado de trabalho cresceu bastante no mundo após a explosão do trabalho remoto. Áreas em que já era difícil contratar pessoas sofreram ainda mais com o fenômeno da “Grande Renúncia” causado pela crise sanitária.

Neste sentido, tornou-se ainda mais importante reter a mão de obra qualificada. Assim, oferecer uma experiência positiva em todas as fases da jornada do funcionário na empresa é determinante para a retenção desta mão de obra.

Por isso, ter um Departamento Pessoal bem estruturado e com processos que contribuam para que os colaboradores sejam surpreendidos positivamente é um fator estratégico. As rotinas de DP, quando bem executadas, contribuem para que a marca seja bem percebida pelos funcionários.

Além disso, a imagem positiva criada a partir dos processos de DP reflete, também, nos outros públicos de interesse do negócio. Portanto, as atividades de Departamento Pessoal devem ser pensadas de forma estratégica para que, em última análise, contribuam para o crescimento do valor de mercado da empresa.

Soluções de Departamento Pessoal para sua empresa

A Precisão oferece sistemas robustos para que tornam possível o tratamento de dados em grande volume e a automatização de rotinas. Nossos softwares oferecem funcionalidades como:

· Otimização de rotinas administrativas;

· Análise qualificada de dados;

· Monitoramento do ponto dos funcionários;

· Automatização de tarefas repetitivas;

· Apoio no desenvolvimento e na melhoria de processos.

Como foi possível perceber, as atividades de Departamento Pessoal vão além das rotinas do setor. Ter a capacidade de cumprir prazos e compromissos é o mínimo que se espera do DP.

Para que a área contribua estrategicamente com o seu negócio, é importante perceber que a experiência do funcionário depende destas rotinas e contribui para a formação de uma imagem positiva de marca.

Além disso, o Departamento Pessoal da empresa não deve consumir muita energia dos gestores do negócio. Pelo contrário, para que os gestores possam manter a sua atenção voltada para os fatores que levam o negócio adiante, precisam ter a segurança e a tranquilidade que uma operação adequada de Departamento Pessoal pode oferecer.

Se você acredita que o DP da sua empresa precisa ser mais eficiente e quer ter a garantia de que os seus recursos estão sendo investido da melhor maneira, sem desperdício, fale com a gente. Teremos satisfação em realizar uma avaliação e colaborar com o desempenho do seu negócio.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
× Como posso te ajudar?